Hoje é comemorado o DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA! Você sabe por que o dia 6 de maio foi escolhido para essa comemoração? Essa é data de aniversário de Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido pelo seu pseudônimo literário MALBA TAHAN. Professor, engenheiro, matemático, conferencista, escritor e um dos maiores divulgadores científicos da história do Brasil, o carioca escreveu mais de 100 obras e deixou um grande legado para a matemática brasileira. Em seus livros é notável a sua genialidade e a sua habilidade em tornar a matemática acessível e divertida, sempre prendendo o leitor com problemas e enigmas envolvendo conceitos básicos da matemática.
Dentre seus livros, se destaca O HOMEM QUE CALCULAVA, livro icônico, reconhecido internacionalmente e leitura obrigatória para todos os apaixonados pela Matemática. A obra relata a história de Bereniz Samir, homem extremamente inteligente e calculista que resolve vários problemas matemáticos ao longo de sua jornada. O livro é uma mistura de ficção e matemática, apresentando conceitos matemáticos de uma forma interessante e acessível, por meio de histórias envolventes e desafios intrigantes. É uma obra que encanta não só os amantes da matemática, mas também qualquer pessoa que aprecia uma boa história. Até a atualidade, os problemas contidos no livro são revisitados e abordados em sala de aula por professores/as e estudantes da Matemática. Veja por exemplo, o professor Dr. Ledo Vaccaro ministrando em um curso do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), trabalhando o famoso problema dos 35 camelos, abordando razão e proporção:
Nesta data, a Faculdade de Matemática da UFPA, Campus Castanhal, parabeniza a todos/as os/as Matemáticos/as, professores/as, estudantes e amantes dessa arte, a rainha das ciências!